2018/05/11

LIBERDADE


Na escola primária, vi esta Andorinha desenhada num livro e associei a esta imagem à minha percepção de Liberdade, por ser um passarinho que nunca vi em gaiolas, a qual ficou gravada na minha mente, que simboliza o meu Amor à Liberdade de pensamento.   


O que é Liberdade:

Liberdade significa o direito de agir segundo o nosso livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. 

Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão.

Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade. 

A liberdade é um conceito imaginário ou fantasioso, uma vez que é questionável se realmente os indivíduos tem a liberdade que dizem ter, se com os meios de comunicação ela realmente existe, ou não. 

Diversos pensadores e filósofos dissertaram sobre a liberdade, como Sartre, Descartes, Kant, Marx e outros.


Liberdade e Ética



De acordo com a ética que significa tudo aquilo que está relacionado com o comportamento moral do ser humano e sua postura no meio social, a liberdade está relacionada com responsabilidade, uma vez que um indivíduo tem todo o direito de ter liberdade, desde que essa atitude não desrespeite ninguém, não passe por cima de princípios éticos e legais.


A Liberdade pode consistir na personificação de ideologias liberais. Faz parte do lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", criado em 1793 para expressar valores defendidos pela Revolução Francesa, uma revolta que teve um impacto enorme nas sociedades contemporâneas e nos sistemas políticos da actualidade. 






EM PORTUGAL A LIBERDADE É UMA CONQUISTA NA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

O dia da Revolução, 25 de Abril de 1974 é comemorado como o DIA DA LIBERDADE.


A data celebra a revolta dos militares portugueses que levaram a cabo um golpe de Estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do Estado Novo. Este havia sido liderado por António de Oliveira Salazar, que governou Portugal desde 1933 até 1968.
O Movimento das Forças Armadas, composto por militares que haviam participado na Guerra Colonial e por estudantes universitários, teve o apoio da população portuguesa. O exército depôs o Presidente do Concelho de Ministros, Marcello Caetano, sem violência e este se exilou no Brasil, onde faleceu em 1980.

Vitoriosos, os revolucionários conseguiram a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa, a 25 de Abril de 1976 de forma pacífica.

O símbolo do dia 25 de Abril é o cravo vermelho, a flor que a população colocou nas armas dos militares neste dia.
Desta forma o dia 25 de Abril é conhecido como o Dia da Liberdade em Portugal e o dia da Revolução dos Cravos, sendo um feriado nacional onde se recorda a importância da Liberdade no país.


Há anos a trás havia uma brincadeira através de uma pergunta:

“Onde é que tu estavas no dia 25 de Abril de 1974?”
No meu caso, tinha eu 10 anos, estava na minha terra natal, freguesia de Arcos, concelho de Tabuaço, distrito de Viseu e recordo estar no recreio da escola primária, e comentar com um colega que hoje em Lisboa estava a acontecer uma revolução pacifica. 




A VERDADEIRA LIBERDADE

Meditando sobre a nossa verdadeira Liberdade Interior

"Obedeço constantemente à Tua Lei, para todo o sempre, e posso viver em verdadeira LIBERDADE, porque sigo as tuas instruções."


Eu, como leitor, pelo fato de ter liberdade e capacidade de novas opções a cada instante, posso, consequentemente, modificar qualquer precognição (conhecimento antecipado de factos não ocorridos), por mais verdadeira que seja.
Isto significa que devo conduzir a vida conforme a minha determinação, e não ser levado pela vida, como o fazem muitas pessoas. Estas, sim, ficam ao sabor da sorte e de influências estranhas.
Não acredito num destino fatalista.
Posso modificar o meu destino a qualquer momento.

Acredito que existe uma Sabedoria Infinita no meu interior e invoco-a sempre para que ela me conduza pelo melhor e para o melhor.
Exerço esse poder e então estou acima das influências negativas.

Na verdade, Deus sabe o que é melhor para mim mas deu-me a liberdade. 
Pela liberdade eu tenho o tamanho de Deus e posso concordar com ele, discordar dele, desconhecê-lo e até mesmo ir contra ele.
Deus sempre me atende e não pode deixar de fazê-lo, porquanto eu sou o próprio Deus manifestado no mundo.

Jesus ensinou certa vez: “Pedi e recebereis, batei e abrir-se-vos-á, buscai
e achareis”. (Lc. 11,9)

Numa outra ocasião, o Mestre disse:

“Quando orares, entra no teu aposento, fecha a porta e ora a teu Pai às ocultas; e teu Pai, que vê o que é oculto, te há de recompensar. Nem faleis muito quando orais, como fazem os gentios, que cuidam de ser atendidos por causa do muito palavreado” 
(Mt. 6, 5-7).

Aqui já posso fixar-me na palavra PAI. Jesus chama a Deus de Pai.

Deus tem muitos nomes. Uns o chamam de Poder Infinito, outros o chamam de Pai, outros ainda o chamam de Ser Superior, Eu Superior, Grande Arquitecto, Mente Cósmica, Energia Eterna, Mente Universal, Senhor, Vida, Presença Infinita, Espírito Santo, Grande Espírito, Subconsciente, Força Divina, Matéria Eterna, Amor e tantos outros nomes.

“Eu e o Pai somos um” - disse Jesus.

Eu também sou uno com o Pai.

É por isso que Jesus disse que quando
“fores orar, ora a teu Pai, que está no secreto”....

“Quem vê a mim, vê o Pai” - também falou Jesus.

Quem me vê, vê o Pai, porque o meu espírito emana do Espírito de Deus, por isso Eu sou parte de Deus, sou uno com Deus. 
Aí reside a minha força, o meu poder, a minha sabedoria, a minha grandeza e divindade.



A Bíblia é o maior livro científico já escrito em virtude que todo homem tem consciência de ser aquilo que decreta ser. 
Os decretos são feitos na consciência. Pelo que a Bíblia deve ser lida numa perspectiva cientifica, ao invés de olhar para a Bíblia como um relato histórico de uma civilização antiga ou como a biografia da vida incomum de JESUS, veja-a como uma ação psicológica que se passa na consciência do homem. 



POR EU ME SENTIR LIVRE E PROCURAR A PROFUNDA LIBERDADE




Do ponto vista da filosofia do BUDISMO:

A Liberdade Pura significa que Ser livre é Ser Mestre de Si Mesmo.

A liberdade interior é, em primeiro lugar, libertar-se da ditadura do “eu” e do “meu”, do “ser” cativo e oprimido, e do “ter” que invade tudo, deste EGO que entra em conflito com tudo de que não gosta e busca desesperadamente se apropriar daquilo que cobiça. 

Saber encontrar o essencial e não se inquietar com aquilo que é acessório traz um profundo sentimento de contentamento, sobre o qual as fantasias do eu não têm nenhum poder. “Aquele que experimenta um contentamento assim”, diz o provérbio tibetano, “tem um tesouro na palma da sua mão”.

Assim, ser livre significa se libertar das aflições que dominam e obscurecem a mente
Significa tomar a vida na nossa própria mão, em vez de abandoná-la às tendências criadas pelo hábito e pela confusão mental. 
Assim como um marinheiro se solta o leme e deixa as velas da embarcação ao sabor do vento, o navio ao sabor das correntes, isso não se chama liberdade – chama-se ficar à deriva.
Liberdade, aqui, significa ter o leme nas mãos e velejar na direcção que escolhemos.

Ser o comandante da nossa vida na direção dos nossos objetivos.

A liberdade interior permite-nos saborear a lúcida simplicidade do MOMENTO PRESENTE, livre do passado e se emancipar do futuro.

Libertar-nos da invasão das memórias do passado não significa que sejamos incapazes de tirar lições úteis da própria experiência. 

Libertar-nos do medo do futuro não nos torna incapazes de nos aproximarmos dele com lucidez, mas salva-nos de atolar em aflições inúteis.

Uma liberdade assim tem um componente de clareza mental, de transparência e de Alegria que é bloqueada pela proliferação habitual dos pensamentos insistentes e dos fantasmas do passado. 
Ela nos permite aceitar as coisas com serenidade, sem por isso cair na passividade ou na fraqueza. Ela é também uma maneira de utilizar todas as circunstâncias da vida, tanto favoráveis quanto as adversas, como catalisadores para a mudança pessoal. 


Finalizo com a frase:

"Amor de verdade liberta. Vício é jaula."
                                                                        Martha Medeiros 

Fonte:
www.significados.com.br/liberdade/

www.calendarr.com/portugal/dia-da-liberdade-25-de-abril/ 
www.bible.com/pt/bible/228/1PE.2.16.bpt09dc
Livros: O Poder Infinito Da Sua Mente de LauroTrevisam
Às Suas Ordens - Usando o Poder do Eu Sou de Neville Goddart


Aos meus queridos leitores,
Desejo muitas Felicidades e Boa Sorte!

MUITO OBRIGADO! MUITO OBRIGADO! MUITO OBRIGADO!

Muita Luz e Amor.

Américo Fonseca.