2018/01/25

11 EXEMPLOS DE ERMITAS QUE PASSARAM ANOS EM ISOLAMENTO - SEUS SENTIMENTOS



Enquanto a maioria dos eremitas de hoje se isolam como uma forma de protesto passivo contra a sociedade, a racionalidade subjacente por trás de tais atos de isolamento não são muito diferentes do que a fundamentação utilizada por alguns dos mais famosos eremitas históricos, que muitas vezes passaram décadas em solidão absoluta por motivos religiosos.

1 - SÃO PAULO
228 DC - 343 DC



Paulo é amplamente considerado como o primeiro eremita cristão, viveu durante o tempo da perseguição aos cristãos nas mãos do imperador romano Décio. Uma das piores perseguições foi perseguição a um jovem macho cristão que foi amarrado a uma cama confortável e forçado a ter relações sexuais com uma mulher. Em seguida, mordeu a língua, cuspiu no rosto da mulher e foi martirizado. Ouvindo estas e outras perseguições, Paulo fugiu para o deserto, onde viveu numa caverna durante cerca de 60 a 90 anos, dependendo da fonte.
Enquanto esteve no deserto, Paulo foi alimentado por um corvo que lhe trazia pão. 
Ele também encontrou António, o Grande, no deserto, que havia sido dito numa visão que iria buscar o eremita indescritível. Eles conversaram durante toda a noite e Paul disse a António que ele estava a morrer. Pediu-lhe para o enterrar com uma capa especial, quando voltasse à cidade. Quando António voltou, Paul estava morto e a sua alma estava a ser levantada para o céu por um exército de anjos. Infelizmente, António tinha-se esquecido da sua pá mas, semelhante à história de Maria do Egito, dois leões apareceram e cavaram um buraco com as suas garras.

2 - ANTÓNIO, O GRANDE (SANTO ANTÃO)
251 DC-356 DC



António foi criado por pais cristãos e frequentava a igreja regularmente.
Nascido no Egito central, descrito como um jovem obediente e atento, António perdeu a sua mãe e o seu pai, quando tinha apenas 18 anos e, menos de seis meses depois das suas mortes, ouviu um sermão que mudou a sua vida. 
O homem que pregava falou de Jesus e disse para venderem os seus bens aos pobres e seguirem-no, com o objetivo de receber um tesouro no céu. 
António rapidamente vendeu tudo o que os seus pais lhe tinham deixado, confiados aos cuidados da sua irmã para um agregado de virgens e imediatamente começou uma vida de ascetismo.
Além dos perigos normais de viver uma vida solitária no deserto, António foi dito ter ido contra o diabo (como muitos santos estão acostumados a fazer), que o tentava com "fantasmas da seduções sexuais." Ele foi capaz de se defender de Satanás, que lhe apareceu pessoalmente, sob o pretexto de um menino negro. 
Considerado por muitos como o "pai dos monges," António morreu com a idade de 105. Muitos dos seus ditos foram colectados nos livro Provérbios dos Padres do Deserto.

5 - SANTA MARIA DO EGITO
344 DC - 421 DC


Maria do Egito era uma prostituta na cidade de Alexandria, na manutenção de marinheiros que vieram para o porto. Fugindo à cidade na tenra idade de 12 anos, recusou dinheiro pelos seus serviços, trocando-o principalmente pela mendicidade. 
Mais tarde, convenceu um grupo de marinheiros a levá-la para a Terra Santa.
Quando chegou lá, Maria tentou entrar numa igreja, mas o Espírito Santo manteve o seu corpo fora de lá. 
A visão de um ícone da Virgem Maria levou-a a confessar os seus pecados e a chorar. 
Sob a orientação da voz da Virgem Maria, ela, então, foi para o deserto do outro lado do rio Jordão, onde permaneceu sozinha por 40 anos. 
O futuro Papa Zózimo foi dito ter vindo a Maria, enquanto estava na sua própria jornada no deserto. 
Ela contou-lhe toda a sua história e ele deu-lhe a comunhão. 
Mais tarde, depois da sua morte, Zózimo estava a preparar os ritos fúnebres quando um leão apareceu do nada; cavou uma cova para Maria com as suas patas antes de a enterrarem nela.

4 - GERÁSIMO DO JORDÃO
Desconhecido - 475 DC


Gerásimo nasceu em Lycia, na Ásia Menor. Embora o ano exato do seu nascimento seja desconhecido.
Nascido numa família relativamente abastada, decidiu tornar-se monge e dirigiu-se para o deserto da Jordânia para viver uma vida de solidão. 
No entanto, o seu estilo de vida e as suas ideias atraíram seguidores e ele finalmente construiu um mosteiro perto do rio Jordão onde todos pudessem ficar. 
Regras estritas de ascetismo foram seguidas pelos inquilinos do mosteiro, com Gerásimo a ir tão longe a ponto de só permitir comer pão, tâmaras e água durante a semana. O alimento cozido e o vinho era permitido somente ao fim de semana.
Talvez a história pela qual Gerásimo é mais conhecido seja a do leão com um espinho na sua pata: Um leão mancou até ao santo com a pata no ar, claramente de dor. Gerásimo removeu um espinho da sua pata e o leão nunca mais saíu de perto dele. 
Foi-lhe dado o nome de "Jordão" e foi designado para ser um guardião para o burro que Gerásimo enviava para buscar água. 
Quando Gerásimo morreu, o leão ficou perturbado e deitou-se no seu túmulo, recusando-se a mover-se, até que morreu poucos dias depois.

5 - ZHANG DAOLING
34 DC - 156 DC


Zhang Daoling foi o lendário fundador do Caminho da seita Celestial Masters, um ramo do Taoísmo, viveu uma vida relativamente desinteressante como eremita nas montanhas da província de Sichuan, na China. O apelido da sua seita deriva do fato de que as pessoas pagavam cinco bicadas de arroz a cada ano como uma espécie de taxa de adesão. 
Daoling iniciou a seita após o famoso filósofo taoísta Lao Zi supostamente lhe dar uma visão e tornou-se a primeira igreja taoísta organizada na história chinesa.
Desistir da sua vida de solidão para a levar aos seus novos seguidores, Daoling pregou contra o que viu como uma falta de respeito pela verdade e bondade nas pessoas da China. 
A nova seita também rejeitou os sacrifícios tradicionais, que muitas vezes envolviam sangue e animais, em favor de incenso, incenso e legumes cozidos.

6 - JULIANA DE NORWICH
1342-1423


Juliana de Norwich é talvez mais conhecida por ser a autora do primeiro livro escrito no idioma Inglês por uma mulher, as suas revelações magnum opus do Amor Divino. 
É agora conhecida principalmente através desse livro e, apesar da maioria dos detalhes estarem em falta, sabemos que Juliana já estava na sua cela (a sala anexa a uma igreja) por 30 anos.
Foi com a idade de 30 que a doença a atingiu, uma que era tão grave que lhe foram dados os últimos sacramentos. 
No entanto, as visões que ela recebeu inspiraram-na a escrever sobre o amor de Deus.
Ela muitas vezes lutou com o mal que assola o mundo na época e para conciliar essa ideia com o conceito do Amor de Deus. 
Quando Juliana questionou Deus e o pressionou por uma explicação, ele assegurou-lhe que ela não precisava de se preocupar, pois permaneceria para sempre ignorante do raciocínio. 
O seu ano de morte, bem como a causa, é um mistério. Tudo o que se sabe é que ela estava morta por 1423.

7 - PAPA CELESTINO V
1210-1296


Celestino V apelidado de "Papa Eremita", era conhecido como Pedro de Morrone na sua vida adiantada. 
Retirou-se da sociedade numa idade precoce e a piedade rigorosa com que conduziu a sua vida atraiu muitos seguidores. 
Mais tarde, organizou-os num grupo que viria a ser conhecido como os Celestinos. 
O momento crucial na vida de Pedro chegou quando ele predisse que Deus derrubaria o Colégio dos Cardeais, que tinha tido dois anos sem escolher um sucessor para o Papa Nicolau IV.
Em face da profecia, os cardeais elegeram Pedro como o novo papa. Ele recusou a nomeação em primeiro lugar, indo tão longe como quase fugir. 
No entanto, os cardeais não mudaram de ideias e ele foi levado para Nápoles, onde se tornou Celestino V e foi mantido numa trela curta pelo rei Charles II.
Depois de ter passado a maior parte dos seus anos fora da sociedade, Pedro sabia que não estava preparado para o trabalho, então tentou demitir-se e fugir para as montanhas. 
Infelizmente, o seu sucessor, o Papa Bonifácio VIII, acompanhou Pedro na sua desgraça e prendeu-o na prisão, onde permaneceu até à sua morte.

8 - BAAL SHEM TOV
1698-1760


Baal Shem Tov, nascido em 25 de Agosto de 1698 Okopy, Ucrânia. Também como Rabi Israel ben Eliezer, é mais conhecido como o pai do hassidismo. 
A sua vida está envolta em lendas e fábulas e, como tal, a maioria dos detalhes da sua vida são um tema de debate.
Diz-se ter nascido de pais que tinham quase 100 anos de idade. Ficou órfão em tenra idade, quando ambos morreram de velhice.
Depois de uma vida jovem relativamente indefinida em que ele trabalhou em várias sinagogas e escolas, foi para as montanhas dos Cárpatos, onde viveu e meditou sobre misticismo e espiritualidade. 
A sua reputação como curandeiro espalhou-se, assim como o fato de que conversava como "pessoas simples", algo que aborrecia algumas partes da comunidade judaica.
Embora ele nunca escrevesse qualquer dos seus ensinamentos, eles foram gravados pelos seus seguidores e mais tarde formaram a base do hassidismo.


9 - WILLIAM (AMOS) WILSON 
1762-1821


Amos Wilson, mas ficou conhecido por William Wilson. A história começa no século 18, na Pensilvânia, e envolve a sua irmã Elizabeth, segundo registos do tribunal da época.  
Ela foi enganada e teve relações sexuais com um homem chamado José Deshong, que fingiu ter o casamento em mente. Na realidade, ele não tinha a intenção de se casar com ela. 
Quando ela deu à luz gémeos, ele foi a sua casa e atraiu Elizabeth e os recém-nascidos para a floresta, onde assassinou os bebés e, em seguida, fugiu do local. 
Elizabeth foi condenada pelo crime e condenada à morte. William defendeu-a perante o governador e, eventualmente, um perdão foi concedido. Ele correu para casa para salvá-la, mas era tarde, ela tinha sido enforcada momentos antes dele chegar.
Desanimado e triste com o destino da sua irmã e pela injustiça da sociedade (Deshong nunca foi encontrado), William voltou para a sua terra natal e viveu numa caverna durante os últimos 19 anos da sua vida, ganhando o apelido de "Eremita da Pensilvânia." Ele apoiou-se, fazendo mós, abstendo-se de qualquer outro contato com a civilização. Após a sua morte, os seus escritos foram publicados num grande número de diferentes jornais.

10 - JAMES LUCAS 
1813-1874


James Lucas era um médico bem-educado com algumas excentricidades menores. 
Depois da morte do seu pai, essas excentricidades foram exacerbadas e, depois que a sua mãe morreu, 19 anos depois, eles tornaram-se incontroláveis. Mudou-se para a propriedade dos seus pais em Hertfordshire e recusou-se a executar as suas vontades, optando por barricar-se dentro de casa.
Caiu rapidamente em ruína, quando escolheu viver só na pequena cozinha, vestindo nada mais do que um cobertor preso com um espeto de madeira.
Embora não se querendo misturar com ninguém, estava mais do que feliz em receber os visitantes, especialmente os mendigos e as crianças. 
O seu mais famoso convidado foi o autor Charles Dickens, que escreveu sobre Lucas numa história chamada "A Terra de Tom Tiddler" na revista literária Durante todo o ano. Lucas foi encontrado por um dos seus guardas, tendo um acidente vascular cerebral e morreu pouco tempo depois. Uma grande soma de dinheiro foi encontrada na sua sala de estar.

11 – HENRY DAVID THOREAU
1817-1862












Henry David Thoreau  nasceu em Concord, 12 de Julho de 1817 e faleceu em  Concord, 6 de Maio de 1862, no estado de Massachusetts.
Foi um autor norte-americano, poeta, naturalista, ativista anti-impostos, crítico da ideia de desenvolvimento, pesquisador, historiador, filósofo e transcendentalista. 
Ele é mais conhecido por seu livro Walden, uma reflexão sobre a vida simples cercada pela natureza, e por seu ensaio Desobediência Civil uma defesa da desobediência civil individual como forma de oposição legítima frente a um estado injusto. 
Foi também um notório abolicionista, realizando leituras públicas nas quais atacava as leis contra as fugas de escravos evocando os escritos de Wendell Phillips e defendendo o abolicionista John Brown. 

Descendente de huguenotes franceses, o menino Thoreau aprendeu a amar a natureza quando levava as vacas da família da mãe para pastar. Na adolescência, ajudou o naturalista suíço Louis Agassiz a coletar espécimes da região. 
Em 1835, conheceu Ralph Waldo Emerson, poeta e famoso escritor, com quem manteve sempre grande amizade. Apesar de fazer parte do grupo de Emerson, os "Transcendentalistas", Thoreau se esquivava de algumas ideias e divagações místicas típicas do grupo. Ao contrário dos colegas, ele mantinha o foco na vida e no presente. Quando debatia-se o recorrente tema de vida após a morte, Thoreau replicava: "Uma vida de cada vez". 

Em 1837, formou-se em literatura clássica e línguas. Fundou junto com o irmão uma escola, em 1838. Seu método inovador de ensino, que incluía passeios ao campo (field-trips) e não utilizava castigos físicos, não foi bem aceito nos EUA daquela época. 
Com a morte do irmão, Thoreau fechou a escola. Fazia esporádicos trabalhos como agrimensor e como ensaísta, acreditando sempre que o homem devia ganhar somente o necessário para sobreviver. Apenas foi trabalhar na fábrica de lápis da família quando precisou ajudar a mãe e as irmãs, quando da morte do pai. 

A vida nos bosques 

Thoreau mantinha-se eternamente insatisfeito com a vida na sociedade e com o modo como as pessoas viviam. Há relatos de que visitou aldeias indígenas só com a roupa do corpo, ao contrário de seus contemporâneos, que o faziam com armas em punho. 
Em 1845, com 27 anos, Thoreau foi morar no meio da floresta, em um terreno que pertencia a Ralph Waldo Emerson. Às margens do lago Walden construiu sua casinha e um porão para armazenar comida. Apesar de inexperiente como agricultor, tentou a auto-suficiência e, a longo prazo, teve algum sucesso, plantando batatas e produzindo o próprio pão. 

Segundo suas próprias palavras, ele foi morar na floresta porque queria "viver deliberadamente"
Queria se "defrontar apenas com os fatos essenciais da existência, em vez de descobrir, à hora da morte, que não tinha vivido". 

Em seu período na floresta, ele queria "expulsar o que não fosse vida". Baseado no relato e em todo o pensamento filosófico empreendido nos dois anos em que morou na floresta, Thoreau escreveu "Walden ou A vida nos bosques", uma obra que se tornaria um referencial para a Ecologia e um de seus livros mais famosos. 
Além de descrever sua estadia na floresta, "Walden" analisa e condena a sociedade capitalista da época. E, convida a uma reflexão sobre um modo de vida simples, propondo novos olhares sobre o conceito de liberdade. 

"Fui para a mata porque queria viver deliberadamente, enfrentar apenas os fatos essenciais da vida e ver se não poderia aprender o que ela tinha a ensinar, A vida nos bosques em vez de, vindo a morrer, descobrir que não tinha vivido”.

A Desobediência Civil

A filosofia de Thoreau da desobediência civil influenciou o pensamento político e ações de personalidades notáveis que vieram depois dele, filósofos e ativistas como Liev Tolstói, Mohandas Karamchand Gandhi, e Martin Luther King, Jr.

Insubmisso, Thoreau decide não pagar impostos porque acreditava ser errado dar dinheiro aos EUA, um país escravagista e em guerra contra o México. Não querendo financiar nem a escravidão nem a guerra, Thoreau foi preso enquanto se dirigia ao sapateiro local, foi abordado e preso e após solto retornou a sua vida a partir do ponto em que a interrompeu, lá regressando para ir buscar os sapatos que mandara arranjar. A tia de Thoreau pagou a fiança e ele foi solto na manhã do dia seguinte. 
Inspirado pela noite na prisão, Thoreau escreveu o famoso livro "A Desobediência Civil". 
Leon Tolstói, um dos mais famosos escritores do mundo venerava este ensaio e o recomendou, por carta, a um jovem indiano preso na África do Sul. 
Este jovem indiano era Mahatma Gandhi.

Thoreau, que havia saído das florestas a pedido do proprietário do lugar, passou o resto de sua vida empreendendo grandes passeios às florestas e aos campos e também escrevendo muito. 
Ele morreu em 1862 de tuberculose. 
A casa que construiu no lago Walden, hoje é um museu que possui uma estátua sua na entrada. 
A floresta em volta do lago virou área protegida. 
É considerado um dos grandes escritores norte-americanos.  

Fonte:
http://www.relativamenteinteressante.com/2015/03/10-eremitas-que-passaram-anos-em.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_David_Thoreau

Além destes ermitas famosos há muitos outros que graças ao seu legado de vida, ajudaram a transformar o nosso mundo.

Portanto, Eu sou profundamente grato ao exemplo de vida todos os ermitas pela sua contribuição para um mundo melhor.

Muita Luz e Amor 

Américo Fonseca

2018/01/19

A SENTIR O 1.º ANIVERSÁRIO DO BLOG «O ERMITA DO SENTIMENTO» SIGNIFICADO...HISTORIA...



ORIGEM DO NOME DO DO BLOG...


Vamos começar pelo significado de «Ermita...» quanto ao «...Sentimento» é "O SEGREDO."

O que é Ermita ou Eremita:

Ermita ou eremita é um indivíduo que vive num ermo,num lugar deserto, isolado, geralmente por motivo de penitência, religiosidade, ou simples amor à natureza, e o local de sua morada é chamado de eremitério.

Na história da Igreja Católica há um capítulo importante sobre os eremitas e o desenvolvimento da vida monástica, com destaque para Santo Antão do Deserto do Egito.

Santo Antão disse:

"Alegra-te e enche a tua mente de bons pensamentos, fechar os olhos supõe uma verdadeira visão de Deus e o teu silêncio grávido do bem ao fazer ouvir o louvor Divino dá glória ao Deus do Universo, com efeito quando o homem repudia o mal a sua acção de graças é em si mesmo mais agradável a Deus do que o magnificente sacrifício."

HISTÓRIA

O EREMITISMO CRISTÃO 

O eremitismo apresenta dois momentos importantes: o primeiro nos séculos III e IV e o segundo nos séculos XII e XIII.

O primeiro é sobre o surgimento da espiritualidade dos Padres do Deserto, que buscavam a união com Deus no deserto do Egito.

O EREMITISMO MEDIEVAL

No século XII, o eremitismo se desenvolveu através de três vertentes: 

-A primeira vem da pregação, geralmente, dirigida aos grupos mais necessitados espiritualmente, como os leprosos e as mulheres, ressaltando a questão da pobreza.

-A segunda que os eremitas estabelecessem vínculos com um mosteiro.

-A terceira, que requeria uma vida de penitência e isolamento rigoroso, seria exemplificada através da Ordem dos Cartuxos . Bruno de Colônia, o seu fundador, procurou combinar o ideal eremítico, "expresso na busca de Deus através da contemplação", com o cenobitismo ( é o ato praticado por monges que vivem em comunidades retiradas, geralmente com os mesmos interesses ou princípios. Um grupo de cenobitas forma o que se conhece por cenóbio. O monasticismo cenobítico existe em diversas religiões, do Budismo ao Cristianismo, e tem sido a forma mais proeminente de vida monástica no mundo), ressaltando, a busca pessoal de Deus.
Os eremitas buscaram refúgios em locais remotos e desabitados, como cimos de montanhas e florestas, por causa da ausência de desertos na Europa Ocidental.

A descrição da aparência destes homens era espantosa, assim como, as suas habitações. Vestiam-se muito pobres, as pernas apareciam destapadas, usavam barba comprida, pés descalços e, levavam consigo o cilício, uma túnica, cinto ou cordão de crina, que se trazia sobre a pele para mortificação ou penitência. 

A austeridade de suas habitações pode ser constatada através da escolha dos locais, pois viviam em covas, gargantas, ilhas selvagens, bosques funestos e terras não desbravadas.

Podemos dizer que na Europa Medieval nos séculos XII e XIII ser eremita estava intrinsecamente articulado à religiosidade.

O eremitismo era um fenómeno religioso marcado essencialmente pela contemplação, ou seja, as orações em retiro, a penitência, a busca pelo isolamento e a mortificação da carne. Através destas práticas culturais específicas da ESPIRITUALIDADE eremítica, estes indivíduos BUSCAVAM MANTER O CONTACTO COM DEUS.

OS PADRES DO DESERTO

Os Padres do Deserto ou Pais do Deserto foram eremitas, ascetas, monges e freiras que viviam maioritariamente no deserto da Nítria (Scetes), no Egito a partir do século III. O mais conhecido deles foi Santo Antão (ou Santo António, o Grande), que mudou-se para o deserto em 270-271 D.C. e se tornou conhecido tanto como o pai quanto o fundador do monasticismo no deserto. Quando Antão morreu em 356, milhares de monges e freiras tinham sido atraídos para a vida no deserto seguindo o exemplo do grande santo. Seu biógrafo, o Doutor da Igreja Atanásio de Alexandria, escreveu que "o deserto tinha se tornado uma cidade" .

Os Padres do Deserto tiveram uma enorme influência no desenvolvimento do cristianismo primitivo. As comunidades monásticas do deserto que cresceram destes encontros informais de monges eremitas se tornaram o modelo para o monasticismo cristão. 

A tradição monástica oriental, representada em Monte Atos (O Monte Atos é uma montanha e península na Grécia. É património mundial da UNESCO. Na atualidade, os gregos usam a expressão "Montanha Sagrada" para se referir ao Monte Atos que abriga vinte mosteiros greco ortodoxos sob direta jurisdição do patriarca de Constantinopla), e ocidental, sob a Regra de São Bento, foram ambas fortemente influenciadas pelas tradições iniciadas no deserto. 

Todos renascimentos monásticos da Idade Média buscaram no deserto alguma inspiração e orientação. Muito da espiritualidade do Cristianismo Ortodoxo, incluindo o movimento hesicasta, tem as suas raízes nas práticas dos Padres do Deserto. Mesmo renascimentos religiosos mais modernos, como os evangélicos alemães, os pietistas da Pensilvânia e o renascimento metodista na Inglaterra foram vistos por estudiosos atuais como tendo sido em alguma medida influenciados pelos Padres do Deserto.


PAULO DE TEBAS é geralmente creditado como tendo sido o primeiro monge eremita a ir para o deserto, mas foi Santo Antão que efetivamente lançou o movimento que se tornaria os Padres do Deserto . Em algum momento por volta do ano de 270, António (Santo Antão) ouviu um sermão de domingo afirmando que a perfeição poderia ser alcançada vendendo-se todas as posses, doando o resultado aos pobres e seguindo Cristo (tratando de Mateus 19:21, parte dos conselhos evangélicos). Ele aceitou a mensagem e tomou ainda o passo adicional de se mudar par ao deserto para buscar a mais completa solidão.


ANTÃO viveu num tempo de transição para o cristianismo - as perseguições de Diocleciano em 303 D.C. foram as últimas grandes perseguições formais aos cristãos no Império Romano. Apenas dez anos depois, ele foi legalizado no Egito pelo sucessor de Diocleciano, Constantino I.

Os Cristãos que tinham partido para o deserto formavam uma sociedade cristã alternativa ao martírio, que era na época visto por muitos cristãos como a forma mais alta de sacrifício. Nesta mesma época, o monasticismo no deserto apareceu quase simultaneamente em diversas áreas, incluindo o Egito e a Síria. Com o passar do tempo, o modelo de Antão e outros eremitas atraiu muitos seguidores, que viviam sós no deserto ou em pequenos grupos. Eles escolheram a vida de extremo ascetismo, renunciando a todos os prazeres dos sentidos, ricas comidas, banhos, descanso e todos os demais confortos. Milhares se juntaram a eles no deserto, a maioria homens, mas também um punhado de mulheres. As pessoas começaram a ir para o deserto em busca de conselhos e recomendações dos primeiros Padres do Deserto.


Quando Antão morreu, havia tantos homens e mulheres vivendo no deserto que ele foi descrito como uma "cidade" pelo biógrafo de Antão, Atanásio de Alexandria.


TRÊS PRINCIPAIS TIPOS DE MONASTICISMO QUE SE DESENVOLVERAM NO EGITO À VOLTA DOS PADRES DO DESERTO.


O primeiro Tipo -
Foi a vida austera do eremita, como praticado pelo próprio Antão e seus seguidores no Baixo Egito. 

O segundo Tipo -
Foi a vida cenobita, comunidades de monges e freiras no Alto Egito formadas por São Pacômio.

O terceiro Tipo -
Foi uma vida semi-eremita vista principalmente na Nítria e em Scetes, a oeste do Nilo, iniciada por Santo Amum. Estes últimos eram pequenos grupos (de dois a seis) de monges e freiras com um ancião em comum - os grupos separados se reuniam em aglomerações maiores para a celebração dos sábados e domingos.

Este terceiro grupo monástico foi responsável pela maior parte dos ditados que foram compilados na obra "Ditados dos Pais do Deserto."


SÃO PAULO DE TEBAS


Paulo de Tebas, Paulo, o ermitão ou Paulo o egípcio (Tebaida, 228 - Tebas, 330 D.C.) foi um eremita egípcio, um dos padres do Deserto, é o primeiro eremita do qual se tem notícia, a estabelecer a tradição do ascetismo e contemplação monástica. É venerado na Igreja Católica, na Igreja Ortodoxa e na Igreja Copta como santo. Sua memória litúrgica é celebrada em 15 de Janeiro.

Foi objeto de uma hagiografia é um tipo de Biografia, dentro do hagiológio , que consiste na descrição da vida de algum santo, Beato e servos de Deus proclamados por algumas igrejas cristãs sobretudo pela igreja católica, pela sua vida e pela prática de virtudes heróicas. Composta por São Jerónimo chamada Vita Sancti Pauli primi eremitae (cf. Migne PL 23 17-28) e escrita durante a segunda metade do século IV. Segundo este texto, Paulo era egípcio de uma família rica e teria recebido uma excelente educação, cultivada no estudo da cultura egípcia e do idioma grego.

Deixou tudo para ir ao deserto, depois de ser denunciado por ser cristão por alguns familiares que queriam apoderar-se do seu património, durante a perseguição do imperador romano Décio. De acordo com a narrativa de Jerónimo, Paulo não voltou à cidade e passou o resto de sua vida no deserto e se alimentava do pão que era trazido por um corvo.

Ao final de sua vida, recebeu a visita de António do Egito, a quem pediu ser sepultado com a túnica que este último tinha recebido do Bispo Atanásio em uma fossa escavada, sempre segundo os relatos de Jerónimo, por um par de leões.

Fonte. Wikipédia


O MEU BLOG 

É uma homenagem ao meu pai, 

AMÉRICO DOS SANTOS FONSECA













Nascido a 15 de Janeiro de 1916

(Dia do Ermita)

Faleceu em 12 de Maio de 2003, com 87 anos, 3 meses e 27 dias.
Este ano faz 102 anos do seu nascimento.
Na Freguesia de Arcos, concelho de Tabuaço, distrito de Viseu, país Portugal na Europa;

Na vida terrena foi um Vedor de Água muito conhecido na região, tendo marcado inúmeros poços de água, com extrema exatidão, na profundidade a que estava a veia de água e na quantidade de água por minuto, com uma técnica autodidata de Radiestesia com um pêndulo especial por si desenvolvido.
Foi um homem hipersensível,
um visionário,

um agricultor muito à frente com técnicas autodidatas mais avançadas do que as dos demais agricultores da região, com abundantes produções agrícolas;
Um viticultor com vinhos produzidos de forma diferente com uma excelente qualidade.

Foi um feirante que vendia tecidos nas feiras da região, transportando os panos numa carroça puxada por um cavalo.
Foi um homem dos “SETE OFÍCIOS”, desde, vedor de água, agricultor, merceeiro, taberneiro, proprietário de terras, trabalhador agrícola para outros, criador de vacas, produtor de leite, curandeiro, médium, etc.

Era um sábio popular, conhecedor das energias do universo, na busca pessoal por Deus, sendo um ERMITA DE PENSAMENTOS E SENTIMENTOS vivendo de forma diferente dos seus conterrâneos. Vivendo positivamente entre o mal ou negativismo de muitos habitantes da povoação.

Eu por ser herdeiro da sua Hipersensibilidade, converti-me ao meu interior, na busca do meu Deus interior, como os primeiros ermitas, dos quais temos informações no nosso ADN, devido hás múltiplas reencarnações e transmissão hereditária, de pais para filhos, por termos registos de memória no nosso ADN, a nível das nossas células de vidas vividas pelos nossos antepassados longínquos nos primeiros séculos desta era e muito antes desde o inicio do universo.


Este blog tem o objectivo da busca pela ESPIRITUALIDADE,

pelo DESENVOLVIMENTO PESSOAL.


PARABÉNS AO MEU BLOG PELO SEU PRIMEIRO ANIVERSÁRIO...


E EU SOU PROFUNDAMENTE GRATO A TODOS OS LEITORES QUE LÊEM O MEU BLOG E CONHECEM O UNIVERSO DA ESPIRITUALIDADE...DO PODER DO AMOR.


A todos os bons leitores
Um grande Beijo no Coração
São todos uns amores
Mas que SINTAM boa disposição!


Muita Luz e Amor!

Américo Fonseca

    

2018/01/06

21 ATITUDES PARA FAZER 2018 O MELHOR ANO DA MINHA VIDA!


21 ATITUDES PARA FAZER 2018 O MELHOR ANO DA MINHA VIDA!

Cansado/a de sempre fazer os mesmos pedidos e nunca alcançá-los? Acha que a culpa é de quem? De comer 12 passas e pedir 12 desejos à meia-noite forma incorrera, de copo de champanhe na mão ou da cor da roupa que você usou? Tudo para entrar com o pé direito no novo ano, literalmente.

O Ano não vai ser Novo se Eu for o mesmo.
A mudança de ano só profundamente verdadeira se realmente efetuarmos mudanças na nossa vida.

MUDANÇAS acontecem quando encaramos os fatos e admitimos para nós mesmos que somos os RESPONSÁVEIS por tudo que acontece connosco. 
É preciso assumir o controle da nossa vida AGORA mesmo.

Não é a passagem de um ano para outro que mudará a sua vida, é a NOSSA ATITUDE, pois quando mudamos, TUDO muda à nossa volta, o UNIVERSO muda a nosso favor.

Aqui estão 21 Atitudes que pesquisei, as quais pôs em prática e as desenvolvi nos últimos anos e os RESULTADOS SÃO MARAVILHOSOS:
  
1—EU VOU MUDAR, VOU TORNAR-ME UMA NOVA PESSOA.

Nesta atitude: ser e sentir-me profundamente POSITIVO; substituir os SENTIMENTOS negativos por POSITIVOS. Na negatividade, o sentimento de culpa, a insatisfação e o fazer-se de vítima das atitudes do passado, ser um pobre coitado a quem tudo corre mal, que as coisas nunca dão certo. AGORA é importante sentir-me bem/Positivo e criar o futuro com sentimento de ESPERANÇA. Só Eu tenho o poder de mudar qualquer coisa que me incomode a partir de AGORA, a minha vida só depende única e exclusivamente da minha ATITUDE, ser RESPONSÁVEL pelos meus sentimentos.

2—EU INSISTO NA MINHA DECISÃO.

Ter a atitude de auto-ajuda, de procura de auto conhecimento, porque a solução dos nossos problemas está somente na nossa sabedoria interior, para isso é preciso pesquisar, aprender, combater a IGNORÂNCIA.
“Conhece-te a ti mesmo; então conhecerás o Universo e a Deus” - Pitágoras

3—SONHAR – JAMAIS DESISTIR DOS MEUS SONHOS. 

Sonhar Grande, mas começar pequeno.
Não apenas sonhe os sonhos de Deus para sua vida, mas realize-os.

“O problema não é sonhar grande e não alcançar.
O problema é sonhar pequeno, alcançar e descansar”.

Escrever num caderno ou computador os sonhos pretendidos em pormenor e assinar. 

Prestar Conta dos sonhos, ter um companheiro com quem compartilhar os sonhos (marido, esposa, filhos, amigos).

“Sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas sonho que se                   sonha junto é realidade”.

Dar a essa pessoa a liberdade de te confrontar e te ajudar a voltar para o prumo quando necessário.
Ouvir com atenção e não ficar chateado. Se Eu escolhi esta pessoa é porque ela me pode ajudar.

4—PLANEAR – COLOCAR IDEIAS NO PAPEL DE FORMA ORDENADA.

Elaborar um plano, planear ser uma pessoa mais calma, combater os sentimentos de STRESS, de DEPRESSÃO, de ANSIEDADE, entre outras medidas.

5—TRAÇAR METAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS.

Traçar metas é muito importante, mas quando digo metas, não me refiro as metas que a maioria das pessoas fazem no fim de ano e nunca cumprem.
Tenho de fazer isso de uma forma mais comprometida, para induzir o meu subconsciente a trabalhar nos meus desejos.
E a melhor maneira de fazer isso é colocar minhas metas no papel. É isso mesmo, TUDO QUE É IMPORTANTE VAI PARA O PAPEL. Preciso decidir quais são as minhas metas e escrevê-las no papel.
Essa incorporação do punho para o papel é importante, vou-me sentir comprometido a fazer o que escrevi lá, vai ser um pacto que Eu faço comigo mesmo.
Quando fazemos as coisas da maneira correta elas acontecem.

6—ATITUDE MUITO IMPORTANTE: DAR-ME BEM COM A MINHA FAMÍLIA.

Se não estiver bem com a minha família, nada dará certo.
Sentir mágoa no coração, dentro de si relativo a conflitos passados com os avós, pais, filhos, esposa, marido irmãos, tios, cunhados, etc, principalmente a nível do ADN familiar, que estão sempre presentes no nosso pensamento e por conseguinte no nosso sentimento que deveria ser de AMOR INCONDICIONAL e passar a haver ressentimentos e mágoas destroem-nos de dentro para fora, causando danos muitas vezes irrecuperáveis.
Manter a mente e o coração sobrecarregados, com ressentimento e mágoa equivale andar pela vida com uma bomba prestes a explodir. 

São sentimentos que corroem as nossas possibilidades de prosperidade e felicidade. 

Estar bem com minha família é fundamental para se ter paz espiritual. Quando não está bem com sua família parece que tudo trava na sua vida.
Não tem coisa melhor que chegar em casa e sentir o apoio dos familiares, poder falar de seus sonho e planos.
Quando se está de mal com alguém você congela toda a co-criação, sentimentos ruins vão te trazer mais sentimentos ruins, é sabido, semelhante atrai semelhante, se  tem algum entrave com alguém de sua família, resolva.
APRENDER A PERDOAR, isso é transformador, pode ter muito sucesso na vida profissional, mas se sua vida familiar for ruim, será feliz pela metade e isso não é nada agradável.


7—ESTAR BEM COMIGO MESMO, PROCURAR A ESPIRITUALIDADE, MEDITAÇÃO E ORAÇÃO.

Condição necessária e fundamental para realizar as mudanças na nossa vida é o AMOR PRÓPRIO.

Para isso é preciso
 APRENDER A GOSTAR DE SI MESMO:

"A Bíblia diz: Ama a teu próximo como a ti mesmo. 
Por mais simples e clara que esta afirmação possa parecer, levei muito tempo para me dar conta do que significa "amar a si mesmo" e para saber que se não amarmos e respeitarmos a nós mesmos seremos incapazes de qualquer amor verdadeiro pelos outros." Louise Hay 

Resumindo, fazer o seguinte exercício várias vezes ao dia: respirar profundamente 3X, soltar o corpo e ao expirar mandar embora todo o medo, dizer ou mentalizar EU ME AMO ou EU TE AMO, ESTÁ TUDO BEM!

8—GRATIDÃO - É ESTAR BEM COM DEUS.

Independente da crença de cada um, acreditar numa entidade superior é ser grato.
Ser grato por tudo o que tem e pelas experiências que vive, sejam coisas que  considere positivas ou negativas.
É muito importante, dizer obrigado por tudo.


9—ESCOLHER BEM OS AMIGOS.

Escolher os que me apoiam e não os têm a mania de se queixar da vida.

10—CRIAR O HÁBITO DE LER.

Desde levantar 1 hora mais cedo, antes de dormir, nos transportes públicos,etc.
Ter a meta de ler 10 livros no novo ano.

11-PROCURAR A AUTO MOTIVAÇÃO.

Assistir a pelo menos um vídeo por dia, por exemplo no youtube.

12-SEGUNDA ATITUDE MUITO IMPORTANTE: CRIAR O HÁBITO DE PERDOAR. 

Para não guardar rancor, não ficar a remoer o passado, não guardar RESSENTIMENTOS.

"PERDOAR! Pode ser muito simples, mas às vezes é muito difícil.
É muito simples. Perdoem a todos, perdoem a si mesmos, e isso abrirá uma porta de entrada a um fluxo de amor.
Vamos usar o amor transbordante do nosso coração, para lavar qualquer antigo ressentimento, dor, amargura, que ainda possam estar dentro de nós.
É impossível amar de verdade, sem haver o PERDÃO” - Louise Hay


13—BUSCAR A FELICIDADE EM PRIMEIRO LUGAR.

Importante ser feliz hoje, AGORA.

14—CONTROLAR AS MINHAS FINANÇAS.

No Novo Ano eliminar dívidas, cuidado com gastos desnecessários.

15—ENCONTRAR FORMAS DE GANHAR MAIS DINHEIRO.
Usar  por exemplo a Internet (Criar vídeos no Youtube, criar Blogs, criar E-Books, etc.)

16—APRENDER A INVESTIR E A POUPAR.

Por exemplo investir nos Certificados do Tesouro. A taxa de  juros é baixa mas é seguro.

Quanto à POUPANÇA, de todas as formas conhecidas de poupança, há uma poupança com sucesso que é poupar todas as moedas de 2,00€, que receber de trocos, ou mesmo trocar notas em moedas estas moedas e colocá-las em latas de metal, estampadas com notas de Euros, sem abertura fácil, sendo preciso abre-latas quando for necessário abri-las.
A brincar com esta poupança num ano poupei 1000€, duas latas da pequenas compradas nas lojas dos Chineses e cada uma pesa cerca de 2 kg, no valor aproximado de 500€.  
O Segredo é sentir peso do dinheiro e guardar a primeira lata e não a abrir só para uma extravagância no fim da vida. Como semelhante atrai semelhante, dinheiro atrai mais dinheiro, Eu chamo a esta atitude CRIADOURO DE DINHEIRO.  
A estampagem das notas de euro nas latas é muito importante nós vermos a imagem da nota, para o nosso subconsciente atrair todas a forma de dinheiro para a nossa vida, com diz o ditado com sentido contrario, “LONGE DA VISTA, LONGE DO CORAÇÃO”.
Outra grande verdade, 
“OS RICOS SÓ PENSAM EM DINHEIRO, OS POBRES SÓ PENSAM EM DÍVIDAS”
Os ricos cada vez têm mais dinheiro e os pobres cada vez têm mais dividas. 


17—FAZER VÁRIOS CURSOS, ALGUNS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL.

Conhecimento é Amor, é riqueza de novas ideias, é sabedoria, é ser positivo. 
Ignorância é pobreza de conhecimentos, de tudo.  

18—APRENDER A SENTIR PRAZER NAS PEQUENAS COISAS.

Brincar com os animais de estimação, cuidar de plantas, do jardim, passear na natureza, ver e tocar nas árvores, contemplar a chuva, o vento, passear para  conhecer e rever cidades, passear à beira mar e contemplar rios, lagos e oceanos. 

19—EU VOU SER SIMPLES.

A simplicidade resolve todos os nossos problemas, porque se EU fizer o bem, o bem retorna para mim.

20—EU VOU VIVER O AGORA.
Porque no Agora, ou seja no momento presente (Eu sou, vou, estou, etc.) que acontece a AÇÃO. 
O PASSADO já passou e não se pode mudar não existe como AÇÃO
O FUTURO não se pode prever não existe como AÇÃO. 
É no AGORA que faz o Passado e se Cria o Futuro.

21—EU VOU EMITIR/SEMEAR AMOR SEMPRE.

Primeiro na mente, depois nas palavras e depois nas ações, para receber/colher mais Amor e coisas boas em todos os setores da minha vida, com a seguinte afirmação:

"QUE DEUS TE ABENÇOE!"

Se desejo o Bem/Amor recebo tudo de bom, recebo mais Amor, mas tenho que PARAR DE PENSAR E DE JULGAR MENTALMENTE a pessoa que abençoo, esperando que esta agradeça e retribua, para ambos recebermos Amor.



A todos os leitores
Beijo no coração,
Que se sintam
Com boa disposição 

Muita Luz e Amor

Américo Fonseca